Proposta do Projeto Integrado

A proposta desse semestre consiste em uma adaptação de um conto literário, que seja nacional e de domínio público. A partir deste conto vamos elaborar um roteiro que irá se tornar um produto audiovisual com apenas 3 minutos, onde tenha começo,meio e fim.

A escolha do conto foi um pouco complicada, cada integrante trouxe uma proposta e esta foi analisada pelo grupo. Selecionamos três contos para apresentar ao professor Marcelo Melo no dia da assessoria, todos do Machado de Assis: O Enfermeiro, A Causa Secreta e História de uma Fita Azul. O professor ouviu nossa proposta e todos juntos decidimos que o melhor seria fazer A Causa Secreta que tem um diferencial forte pois aborda um tema oculto da alma humana, a crueldade.

Agora estamos trabalhando na elaboração do roteiro e pesquisa do autor.

Integrantes da produtora e mudanças

O 4º semestre começou e o grupo contou com algumas mudanças na parte dos integrantes e funções. Um grupo que antes era formado apenas por meninas, agora conta com cinco meninos que só tendem a somar na nossa produção trazendo uma maior diversidade para a equipe. Confira abaixo, em ordem alfabética, todos os integrantes e respectivas funções, que já começaram a exercer a partir do dia em que os professores do curso de RTV explicaram o Projeto Integrado do 4ºsemestre.

Alan Zanatta (técnico / supervisor de som)
André Giordano (produção)
André Pappalardo (direção de atores)
Giovana Galazo (direção de arte, edição e montagem)
Jéssica Zoleti (edição e montagem)
Kauê Bitolo (produção)
Lucas Galazo (técnico / supervisor de som)
Marcela Veroneze (direção executiva)
Maria Jocianne Soares (direção de arte, roteiro, edição e montagem)
Mariane Machado (produção)
Natália Mara (direção de fotogradia)
Tatiane Evangelista (produção)
Thaís Sória (direção / coordenação e roteiro)

Diário de produção

Aqui consta o nosso Cronograma da realização do Projeto Integrado, que retrata como funcionou a organização da equipe, nesse período de trabalho. A divisão em meses serve para deixar o cronograma mais objetivo e facilitar o entendimento.

FEVEREIRO: Formulação do grupo do PI, entrega da lista das integrantes para os professores orientadores, iniciação das pesquisas para escolher a cena que seria utilizada no remake, definição das funções da equipe pra pré-produção e escolha de algumas cenas para apresentar aos professores.

MARÇO: Reuniões do grupo para cuidar da pré-produção, mais algumas escolhas de cenas, apresentação das cenas para os professores, nova pesquisa para procurar cenas com os planos de câmera exigidos, novas cenas escolhidas, realização do roteiro para gravação do makin of do outro grupo, nova apresentação das cenas para os professores, definição de equipes de produção e pós-produção do making of e do remake escolha do nome do grupo e criação do Blog.

ABRIL: Cena definida, gravação do making of do outro grupo, algumas reuniões do grupo, equipe de pré-produção a procura dos móveis de cenografia, direção de arte cuidando dos detalhes dos objetos da cena, arrecadamento de verba pela parte financeira do grudo, consignação dos móveis e abajures da cena, casting dos atores, definição dos atores do remake, encomenda da cabeceira para um profissional, compra dos materiais necessários para a confecção dos objetos de cena, escolha do logo para o blog, reunião do grupo com acessória dos professores de áudio, reunião com acessória dos professores de iluminação e decupagem da gravação do making of.

MAIO: Ajustes finais para a gravação, pintura das tapadeiras no estúdio um dia antes da gravação, Iluminação, organização e montagem do cenário no estúdio no dia da gravação (06/05) das 7h30 às 11h00, gravação da cena das 11h00 às 14h20. Início das atividades de pós-produção, construção da pasta, decupagem dos takes do remake, edição do making of, edição do vídeo do remake, edição do áudio do remake, criação da arte e do menu para o DVD.

JUNHO:
Dia 01- Finalização da edição do making of e entrega para o grupo
Dia 02- Finalização da edição do remake e gravação em DVD
Dia 03- Finalização da Pasta de produção
Dia 04 Realização das cópias do DVD, impressão e encadernação da pasta, impressão da arte do DVD.
Dia 07- Entrega do Projeto para os professores orientadores
Dia 10- Exibição dos projetos.

Escolha dos atores

Decidimos fazer o Remake do filme "Se eu fosse você". Logo dividimos as funções e eu fiquei encarregada como produção e direção de elenco. Na cena escolhida há a brilhante atuação de Glória Pires e Tony Ramos, o que tornou a escolha dos atores ainda mais difícil. Para quem é ator sabe que "copiar" alguém em todos os sentidos não é fácil, mas é essa a proposta, tornar o mais parecido possível. O fator de não termos verbas também não contribuiu muito, podendo apenas oferecer uma ajuda de custo e tratarmo-los da melhor forma possível.

Visitei escolas de teatro e anunciei o perfil desejado (o mais parecido com o dos atores). A atriz, Ellen Labadessa, foi um achado, a primeira que selecionei, mostrei para as meninas e elas aprovaram na hora. Já a conhecia, havia assistido peças dela e confio no potencial dela como atriz, sem contar que ela tem o perfil bem parecido com o da Glória Pires. O ator foi mais complicado, era praticamente impossível achar alguém com o perfil exótico do Tony Ramos. Mas depois de um tempo decidi optar por um ator que não era exatamente o perfil do Tony, era mais jovem, porém tinha uma maravilhosa interpretação, Fabiano Martins. E deu certo, no dia da gravação eles já foram preparados e com texto decorado. Cuidamos da parte de cabelo e maquiagem deixando-os mais parecidos com os atores originais. O figurino já havia sido preparado anteriormente com as medidas corretas. A gravação teve alguns erros, mas ocorreu tudo certo. No final eles acabaram adorando trabalhar com a gente e estão super curiosos para ver o resultado. Assim como a gente.