A princípio, pensei logo que queria ser diretora desse projeto, pois envolve dramaturgia, que é a linha na qual eu sempre fui fascinada. Gosto de liderar uma equipe e ter tudo sobre controle durante o processo. Mas para ser diretor é preciso mais do que isso, é necessário tomar decisões importantes rapidamente e ter em mente que a responsabilidade de minhas escolhas afetam todo o grupo e o projeto final. É preciso saber ouvir o próximo, pesquisar muito e estar sempre atento a todos os imprevistos.
Para explicar melhor o meu trabalho elaborei uma divisão em tópicos:
- Análise do roteiro – Como eu que produzi o roteiro foi muito mais fácil essa análise, já que a maioria das idéias já estavam expressadas pelo story line, sinopse e roteiro. As idéias restantes já estavam na minha cabeça para que junto com o Diretor de Arte e o de Fotografia montar planos e cenários.
- Escolha de Atores – Durante a produção do roteiro idealizei os atores da melhor forma para o desenrolar da narrativa, mas quando chegou a parte prática as coisas foram um pouco diferentes. Junto com o Produtor de elenco elaborei um texto com o perfil de atores que procurávamos e coloquei em sites de pesquisa onde se procuram atores. Recebemos muitas respostas, alguns parecidos com o que eu havia imaginado e outros até melhores. Mas para o papel do grande vilão da trama não tivemos sorte, poucos mandaram e nenhum com o perfil procurado. Falta um pouco mais de uma semana para a gravação e não vamos desistir de procurar o ideal, porém temos o backup para qualquer eventual problema.
- Escolha de Cenários, objetos e figurinos – Assim que o roteiro ficou pronto a Diretora de arte e sua assistente começaram a elaborar projetos. Acompanhei passo a passo para que elas não fugissem do foco. Foram várias idéias diferentes para a sala e o laboratório (nossos cenários internos) e para o cenário externo não nos sobrou muita opção já que estávamos limitados dentro do campus da Metodista. Alterações no cenário foram constantes conforme encontrávamos erros de continuidade no roteiro e queríamos planos diferentes. Os figurinos foram baseados nas características dos personagens. Os objetos foram explorados ao máximo para que esses se tornassem elementos narrativos.
- Parte técnica, áudio e iluminação – O roteiro de áudio foi elaborado pelo nosso Supervisor de áudio sempre atento aos sons direto e de cobertura que deverão ser captados no dia da gravação. Foi elaborada uma pesquisa de trilha sonora baseada no roteiro e na emoção que ele passa durante cada cena.
- Escolha de planos – Eu e o diretor de fotografia escolhemos atentamente os planos para o curta. A princípio escolhemos muitos, com muitos detalhes e insertes, mas pela questão prática e de tempo cortamos alguns e deixamos os mais importantes. Embora acreditamos que na edição ainda teremos que cortar ainda mais.
- Supervisão da produção – A produção foi dividida para que cada um tivesse sua responsabilidade. Para evitar gastos a mais escolhi uma produtora executiva que captou a verba e a administra, sempre exigindo nota fiscal e tomando nota de todos os gastos. Escolhi uma produtora para coordenar junto com minha assistente a produção. Eu passo para elas o que precisamos e elas passam para todos e fazem as devidas cobranças depois.
Por enquanto essas são as minhas realizações. Ao decorrer do processo vou sempre estar ao lado de todos vendo o que é melhor para o nosso produto final.
Minha visão como Roteirista,
Sempre gostei muito de ler, principalmente histórias, mas não achava que gostasse muito de escrever. Resolvi arriscar e espero que tenha dado certo. Escrever um roteiro é muito diferente de escrever uma narrativa qualquer. Quando eu escrevia já passavam planos e personagens na minha cabeça. Às vezes eu viajava muito alto e tinha que colocar os pés no chão devido a nossa condição. Mas a experiência foi muito boa. Segui muito o professor Marcelo, nosso coordenador de roteiro, o que me ajudou muito, ele dava idéias e apontava os erros para o melhor resultado. Aprendi também que o roteiro depois de pronto ainda é constantemente mudado.
Thaís Sória